sábado, 22 de outubro de 2011

Pontos notáveis

As cartas de marear têm imensa informação e há muito o que dizer sobre elas!

Eu aqui vou só abordar uma pequeníssima parte da "arte" de navegar usando a carta: os pontos de referência na carta dos objectos notáveis em terra (e em mar).

E porquê abordar este ponto?... porque numa das minhas aulas de Patrão Local, uma pessoa disse que deveria traçar o azimute na carta no ponto mais alto do desenho de um depósito de água, pois é esse ponto do objecto real que ele vê quando está no mar! (como se houvesse equivalência do desenho com a posição do depósito de água - quer dizer, até havia se ele estivesse deitado :P)

Claro que a afirmação que essa pessoa fez está completamente errada. Eu tenho uma divisão perfeitamente clara na minha mente entre dois tipos de informação da carta. Chamemos-lhe (1) informação de "identidade" (inventei agora mesmo :P ) e (2) informação "geográfica".

(1) a informação de identidade eu refiro-me a desenhos que ajudam ao navegador a identificar sem dúvidas o objecto que está a ser retratado (têm aqui um bom catálogo desses símbolos). Estes desenhos podem-se extender na carta ou até ser desviados do ponto geográfico onde o objecto esta por meio de referências ou "setas". O que interessa perceber é que estes "retratos" ou identificadores não têm informação geográfica!!! ok? percebido? É a isto que eu chamo informação para identificar objectos, portanto "identificativa".

(2) a informação geográfica é aquela que define geograficamente a posição do objecto identificado pela informação de "identidade". Normalmente, esta informação será em forma de uma pequena circunferência! Porque normalmente os objectos retratados são tão pequenos à escala que se resumem a um ponto na carta.

O exercicio em causa, na aula, dizia a determinada altura que:
Às 1300 horas obtém uma posição definida por:
Depósito de água da praia da Tocha       Zv = 124º
Este azimute deverá ser traçado na carta usando o ponto na base do depósito da água como referência, como se pode ver na imagem:
Azimute traçado ao depósito de água pelo circulo na base do desenho


No seguinte exemplo vemos três símbolos que ilustram esta separação entre a marcação da posição do objecto ("position is at bottom") e o resto do símbolo que, pela sua forma, nos diz se é uma antena parabólica, um mastro de bandeira, uma chaminé ou outros de entre um rol considerável de símbolos.

Já agora fica aqui a referência de onde veio esta imagem: "SÍMBOLOS, ABREVIATURAS Y TÉRMINOS USADOS EN LAS CARTAS NÁUTICAS", do "SERVICIO HIDROGRÁFICO Y OCEANOGRÁFICO DE LA ARMADA DE CHILE". (link no fim)

Portanto, usar o desenho que identifica o depósito de água traçando um azimute da parte de cima do desenho é completamente errado (para não dizer ridículo). Deverá haver um ponto de referência geográfico associado a esse desenho, normalmente na base do desenho, e esse sim indica onde está localizado o objecto notável. É esse ponto que devem usar para traçar os azimutes.

Na imagem seguinte, reparem que todas os farolins de balizagem e boias têm um pequeno circulo branco na sua base. Podem reparar no pormenor aumentado no quadrado direito com dois faróis. Esse pequeno circulo branco é que define (2) a posição geográfica exacta da boia na carta. Tudo o que está para cima é só para (1) identificar que farolim/boia é.




Podemos reparar na imagem anterior que existe também um farol representado por uma estrela. Nesse caso o circulo está no interior da estrela. Os faróis, que não os de balizagem, são sempre representados por uma estrela com o circulo no meio.
Os faróis principais de costa são para ser visto de mais longe para uma primeira identificação da costa, por isso são mais altos (neste exemplo 34 metros) e mais potentes (neste caso alcança 20 milhas). Os farolins do sistema de balizagem já é para a abordagem a portos e canais; portanto basta terem alcances mais curtos (neste caso 4 e 6 milhas) e são normalmente mais pequenos (4, 7 e 12 metros).

Fontes de informação:

- www.shoa.cl/servicios/descargas/pdf/carta1_2008.pdf - "SÍMBOLOS, ABREVIATURAS Y TÉRMINOS USADOS EN LAS CARTAS NÁUTICAS", do "SERVICIO HIDROGRÁFICO Y OCEANOGRÁFICO DE LA ARMADA DE CHILE"

- http://websig.hidrografico.pt/www/content/documentacao/legislacao/livraria_simbolos.zip - Livraria de símbolos para a produção da cartografia hidrográfica, do nosso "Instituto Hidrográfico" da Marinha Portuguesa. NOTA: eu não cheguei a ver este conteúdo! Como estamos num país muito fino, teria que ter um Software todo XPTO, hiper-mega-fixe (AutoCAD) todo profissional que custa uma pipa de massa. Nem uns simples conversores :S

Boas aprendizagens,
Pedro Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário