
Os truques e mezinhas que, felizmente, os nossos professores nos fornecem, por vezes induzem ao erro por parte dos alunos menos "estudiosos" que só procuram forma simples e rápida de passar aos exames. Esquecendo-se logo de seguida de todos os ensinamentos que receberam durante a preparação.
Um bom exemplo de como se pode induzir conhecimentos errados a estes alunos é a de noção de "Circulo Máximo". Esta definição geométrica é usada na definição geográfica de alguns termos que se usa na náutica. A simplificação que se faz aqui é que o globo terrestre se aproxima a uma esfera (achatamento ~= 0,0033671 e excentricidade ~= 0,0819927).
A mezinha que se ensina nas aulas de patrão local é: Círculos Máximos são o equador e os meridianos e mais nada! Aqui tenta-se evitar que algum aluno diga que um paralelo é um circulo máximo.
O problema é que, quem nunca privou com geometria nem teve cadeiras como Geometria Descritiva, facilmente afirmará a pés juntos que Circulo Máximo é o equador e os meridianos! E nem lhe passará pela cabeça que, usando a mesma aproximação do globo terrestre com uma esfera, existam mais círculos máximos que não são o equador nem os meridianos!
Para quem ainda não percebeu ou não concorde com esta minha afirmação, deixo-lhes aqui um desafio. Como interpretam as seguintes definições que se podem encontrar nos manuais náuticos de navegação:
"a menor distância entre dois pontos na superfície da Terra (considerada esférica para os fins comuns da navegação) é o arco de círculo máximo que os une, ou seja, uma ortodromia."
> aqui a pergunta é: para se ver a menor distância entre dois pontos, eles têm sempre que estar no equador ou no mesmo meridiano? pensem lá bem...
"Círculos máximos, exceto o equador e os meridianos, não são representados por linhas retas (...)"
> esta é uma das limitações da projecção de Mercator. Será que o autor desta frase estava maluco e andava a ver outros círculos máximos que não o equador e os meridianos?...
Pois bem, um circulo máximo é a figura geométrica resultante da intersepção de um plano por uma esfera quando o centro da esfera é coincidente com um ponto do plano. (esta é a minha definição... acho que estará aceitável. Sugestões e correcções são bem vindas :) )
Nos manuais de náutica poderemos encontrar uma definição mais geográfica (se bem que circulo não é circunferência, mas...) :
"CÍRCULO MÁXIMO: é a linha que resulta da interseção com a superfície terrestre de um plano que contenha o CENTRO DA TERRA."
Alguns links onde poderão ver esta definição ilustrada e explicada:
http://es.wikipedia.org/wiki/Gran_Círculo - Definição de Circulo Máximo (Gran Círculo) na Wikipedia em Espanhol
http://www.mar.mil.br/dhn/bhmn/download/cap1.pdf - Manual da Marinha Brasileira
Boas aprendizagens,
Pedro Braga
Desde que exista um eixo, numa esfera em rotaçao, círculo máximo só existe um, localizado na linha do equador. Fora esse existem infinitos outros círculos que se cruzam em infinitos eixos, que é a linha zenite nadir. vista do infinito, atravessa verticalmente uma esfera , nas coordenatas cartograficas de uma pessoa ede onde partem infinitos rumos um sendo que um deles toma a nomenclatura de azimute, cobre um círculo máximo que o menor caminho entre duas coordenadas.
ResponderEliminarUm circulo máximo (dos infinitos que existe numa esfera), mas que também seja perpendicular ao eixo de rotação, há só um, certo.
EliminarA junção de duas restrições é que dá só um circulo:
(é circulo máximo) ^ (é prependicular ao eixo de rotação) = Um único circulo
No caso da Terra, chamamos a essa linha equador.
Mas não é por uma esfera estar em rotação que deixa de ter infinitos círculos máximos.
Portanto permite-me discordar da frase "Desde que exista um eixo de rotação, circulo máximo há só um". Está errada.
Aliás, no teu comentário, acabas por te contradizer: "(...) cobre um círculo máximo (...)". Se a tua primeira frase fosse verdade, terias "cobre o circulo máximo". :P
Espero que me tenha conseguido explicar.
Cumps.
Uma pessoa que usa WikiPédia como fonte de informações, sinceramente, não merece meu respeito.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarHouve um lapso, desculpe.
ResponderEliminarFalei dos circulos que sao normalmente em numeros pares (quando se esta torneando um peça) e so existe um equador. E esqueci totalmente dos infinitos meridianos.
Alias eu tenho numa patente de um astrolabio a seguinte comparaçao. Assim como os meridianos sao circulos maximos que se cruzam nos polos, da mesma forma todos os azimutes sao ( arcos) de circulos maximos que se cruzam (no zenite) aos pés do observador.
Espero que facilite entenderem.
Muito obrigado pela partilha de informação!
ResponderEliminarTem também disponível exercícios de treino para o exame de patrão local?
Obrigado
Obrigado pelas palavras.
EliminarEu devo ter exercícios em papel guardados algures :P
Se for de perto de Braga, posso tentar procurar e facilitar-lhe isso.
Seria perfeito se desse para os digitalizar e enviar por email :)
EliminarSou de Lisboa...
Obrigado
ResponderEliminarMeu email: concorde93@gmail.com
ResponderEliminar