Inserido no RIEAM, Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar, está a definição dos sinais sonoros (para condições de visibilidade reduzida) e dos sinais visuais diurnos e nocturnos que as embarcações devem utilizar para sinalizar a sua condição (fundeado, em marcha, encalhado, em faina de pesca, etc.), direcção e intenções.
As luzes e balões é mesmo questão de decorar. Mesmo a relação das luzes com os balões parece às vezes completamente ilógica! Mas acredito que haverá boas razões por trás das escolhas.
Mesmo assim vou tentar dar algumas dicas e formas de associar as luzes a cada situação. Vou aproveitar as "formulas" que me foram ensinadas nas aulas. Algumas são boas ajudas para não nos esquecermos.
Fundeado, Desgovernado e Encalhado
- ordenamos pela sequencia 1 balão, 2 balões e 3 balões: neste caso decorem "FDE" que corresponde a "123" balões respectivamente.
- ordenamos alfabeticamente pelo nome da situação, que fica "DEF": neste caso decorem "231" que corresponde às situações "DEF" respectivamente
As luzes destas situações são:
Fundeado = 1 balão = luzes brancas de mastro visíveis em 360º (1 ou 2 para >50m)
Desgovernado = 2 balões = 2 luzes vermelhas visíveis em 360º + luzes bordo
Encalhado = 3 balões = 2 luzes vermelhas (não é um erro, são mesmo só duas luzes vermelhas) visiveis em 360º + luzes brancas (de fundeado)
--
Para referência na embarcação, encontrei um site que vende um poster que pode ser encomendado em diversos tamanhos e suportes (papel, cartão, etc.).
![]() |
Cartaz à venda em zazzle.pt |
Boas Aprendizagens,
Pedro Braga
Sem comentários:
Enviar um comentário