Coloquei aqui um quinto nó que acho importante saber, o nó do cunho.
"Mãozinha"
Fazer uma "Mãozinha" na ponta de um cabo significa ter uma espécie de "argola" feita pelo próprio cabo sobre si mesmo.Se fizermos um exercício de memória e tentarmos imaginar um marinheiro a lançar um cabo para a doca para poderem amarrar o seu barco, de certeza que imaginamos uma "mãozinha" na ponta do cabo (como no "Rodeo" para laçar uma cabeça de gado), em vez de uma cabo sem nada na ponta.
Já agora que falei em "rodeo", o nó usado no "rodeo" tem uma mãozinha mas que é suposto apertar assim que se puxa o cabo. O intuito é amarrar uma peça de gado. Muito diferente do objectivo da mãozinha na ponta de um cabo quando pretendemos amarrar uma embarcação. Nesse caso a "argola" feita no cabo não fecha sobre ela, i.e., mantém sempre a "argola" com o mesmo tamanho.
O nó usado na náutica de recreio para fazer uma "mãozinha" (argola) na ponto de um cabo é o famoso "Lais de Guia":
![]() | |
Lais de Guia |
Por não correr (a "argola" não fecha) é muito usado para salvamentos. Um naufrago pode passar a argola pela cabeça até debaixo dos braços que ao ser puxado não será apertado pelo laço que não corre.
A forma de se fazer um Lais de Guia ("Bowline" em Inglês) pode ser vista no sítio "www.animatedknots.com" em sequência de imagens no seguinte link: http://www.animatedknots.com/bowline/
Unir Cabos
Para patrão local é necessário conhecer dois nós que servem para unir dois cabos. Um usado quando se pretende unir dois cabos com a mesma bitola (diâmetros iguais). Outro usado para cabos de bitola diferente.Para unir cabos de bitolas iguais, usa-se o "Nó Direito":
![]() | |
Nó Direito |
Para unir cabos de bitolas diferentes, usa-se o "Nó de Escota":
![]() | |
Nó de Escota |
A forma de efectuar um nó de escota ("Sheet Bend") pode ser visto também no sítio "Animated Knots" em sequência de imagens no seguinte link: www.animatedknots.com/sheetbend/
Amarrar
O nó de amarra que é necessário saber fazer para patrão local é a "volta de fiel". Este nó serve para prender algo através de um cabo a um estrutura sólida, como um mastro ou um varandim de aço.Por exemplo, as defensas de um veleiro podem estar penduradas por um cabo preso com uma volta de fiel ao varandim.
No caso de cunhos, podemos simplesmente laçar uma mãozinha do cabo no cunho. Caso se trate de um cabo sem mãozinha ou queiramos amarrar a meio do cabo, podemos fazer a "volta de cunho". Este permite esticar o cabo na primeira volta no cunho e, quando estiver esticado suficiente, amarrar.
Videos
Ligações para vídeos no youtube sobre estes nós:Lais de guia:
http://www.youtube.com/watch?v=V7sJHL85PZk
Nó direito:
http://www.youtube.com/watch?v=qRdbo2CDpk0
Nó escota:
http://www.youtube.com/watch?v=9pgESQUGY0c (filme muito bom, com mais informação)
Volta do cunho:
http://www.youtube.com/watch?v=7qCzl-I1ry8
Boas Aprendizagens, Pedro Braga